quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Cáseos, Caseum, Tonsilolitos: afinal o que são?

São tantos os nomes para definir este incômodo que afeta uma parcela significativa da população: Cáseos Amigdalianos, Tonsilolitos, Caseum ou simplesmente cáseos. À enfermidade que gera a produção dos cáseos é dado o nome de Tonsilite crônica caseosa, Amigdalite críptica ou Amigdalite caseosa.

Este mal afeta pessoas de todas as idades, inclusive quem nunca teve queixa de problemas nas amígdalas. O cáseo se forma em pequenas cavidades existentes nas amígdalas (criptas amigdalianas). Seu nome deriva do latim “caseum”, que significa queijo, assemelhando-se assim a uma pequena “bolinha de queijo” com um odor extremamente desagradável.

Os cáseos podem causar uma irritação frequente ou desconforto na garganta, que pode vir acompanhada de outros sintomas como o mau hálito (halitose), vermelhidão nas amígdalas, sensação de algo parado na garganta ou ainda sucessivas crises de amigdalite. Normalmente estes sintomas desaparecem após a eliminação do cáseo.

Se quiser conhecer o tratamento especializado para a halitose acesse o site http://www.clinicahalitus.com.br/ e para conhecer produtos eficientes para o controle dos cáseos amigdalianos, visite o site http://www.halitofresco.com.br/.

Para saber mais leia o artigo científico de autoria do Dr. Maurício Duarte da Conceição, Dra. Luciana Sassa Marocchio e Dra. Olinda Tárzia intitulado "Avaliação de um novo enxaguatório na formação de cáseos amigdalianos" publicado em Março de 2008 na Revista Brasileira de Otorrinolaringologia:
http://www.rborl.org.br/conteudo/acervo/print_acervo.asp?id=3611

5 comentários: